O futuro do garimpo de Serra Pelada

futuro_serrapeladaO maior garimpo a céu aberto do mundo, Serra Pelada passou por diversos estágios no decorrer de seus pouco mais de trinta anos de existência. Do acaso à uma corrida desenfreada pelo ouro em suas terras, mais de 100 mil garimpeiros trabalharam arduamente e extraíram mais de 30 toneladas de ouro da região.

Há aproximadamente três anos foi estabelecido um contrato entre a Coomigasp e a empresa canadense Colossus, responsável pela atividade mineradora da região. Com essa contratação, o processo de extração no garimpo sofreu uma alavancada – com a aplicação de tecnologias a atividade passou a ser muito mais segura do que era há anos atrás, em seu auge. Resta saber agora o que se espera do futuro do garimpo de Serra Pelada, onde os garimpeiros permanecem, ansiosos e ávidos por trabalhar, por uma resposta.

Serra Pelada – História completa do maior garimpo a céu aberto do mundo

mina de Serra PeladaA história de Serra Pelada e seus garimpeiros sedentos e sonhadores com o poder que o ouro oferece iniciou o que é considerado como a corrida pelo ouro moderna. Ao final do ano de 1979, um vaqueiro que trabalhava na fazenda do velho Genésio encontrou uma pequena e autêntica pepita de ouro. A notícia se espalhou rápido, despertando o desejo de mudança de vida em milhares de homens que estavam dispostos a se aventurar em terras paraenses.

Em menos de três meses depois mais de trinta mil homens chegaram e se instalaram na região. Sob sol árduo e com regras específicas, eles logo encontraram ouro depósitos de ouro na Grota Rica e avançando rapidamente chegaram à Serra Pelada. Diante de grande oferta de ouro puro, esses homens montavam seus barracões onde havia espaço e sob lei rígida ditada ali mesmo se embrenhavam no meio de lama em busca de material. A descoberta de ouro era diária, sendo as pepitas mais raras, porém o ouro em pó abundante. Era sim o maior garimpo a céu aberto do mundo.

O que é Adepag

adepag_trabalhadoresA Adepag é a Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios Coomigasp. A instituição foi formada com o objetivo de proteger o patrimônio da cooperativa dos mineradores de Serra Pelada, tendo atenção redobrada aos investimentos estrangeiros por parcerias realizadas, oferecendo assim maior potencial e força de extração ao minério da região. Para ter seus direitos zelados pela Adepag é necessário ser um dos cooperativistas da Coomigasp.

O que é a Coomigasp: A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp é parte de iniciativas de investimento de parte dos trabalhadores da Serra Pelada. A cooperativa tem como objetivo trazer o desenvolvimento e maior retorno ao trabalho investido, bem como melhor divisão de lucro e outras vantagens comuns nas atividades econômicas em questão.