O futuro do garimpo de Serra Pelada

futuro_serrapeladaO maior garimpo a céu aberto do mundo, Serra Pelada passou por diversos estágios no decorrer de seus pouco mais de trinta anos de existência. Do acaso à uma corrida desenfreada pelo ouro em suas terras, mais de 100 mil garimpeiros trabalharam arduamente e extraíram mais de 30 toneladas de ouro da região.

Há aproximadamente três anos foi estabelecido um contrato entre a Coomigasp e a empresa canadense Colossus, responsável pela atividade mineradora da região. Com essa contratação, o processo de extração no garimpo sofreu uma alavancada – com a aplicação de tecnologias a atividade passou a ser muito mais segura do que era há anos atrás, em seu auge. Resta saber agora o que se espera do futuro do garimpo de Serra Pelada, onde os garimpeiros permanecem, ansiosos e ávidos por trabalhar, por uma resposta.

Péssimas notícias em 2014: Infelizmente, desde o início do ano de 2014 as atividades na Serra Pelada estão paradas. A empresa Colossus suspendeu as atividades momentaneamente devido a problemas técnicos encontrados no segundo semestre de 2013 na região.

Segundo a empresa, houve um desequilíbrio orçamentário em decorrência da dificuldade de se controlar a água presente no solo. Para não se perder todo o investimento, a estrutura já implantada e construída foi preservada e um grupo seleto de trabalhadores ficou incumbido de proteger o investimento, bem como manter o maquinário em funcionamento para que não ocorresse o alagamento.

Devido a todos esses problemas, a empresa canadense começou a dispensar alguns colaboradores. Em aproximadamente um mês, 300 trabalhadores foram desligados da mineradora. A Coomigasp foi informada.

Pouco tempo depois a empresa canadense entrou em falência, um dos motivos que fez com que as atividades no garimpo e nas minas continuassem paradas.

Como ficam os trabalhadores: Diante de todos esses desafios, a Coomigasp trabalha para sanar os problemas e evitar ao máximo maiores prejuízos aos seus associados. Estima-se que a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada tem mais de 300 mil garimpeiros associados em todo o país.

Com o desequilíbrio da empresa canadense Colossus é inevitável que ocorram demissões em massa e prejuízo aos trabalhadores – tanto os desligados quanto os que aguardam a liberação do espaço de trabalho para começar a laborar. O trabalho da Coomigasp é evitar que essa situação se torne caótica, agindo contra o tempo para que tudo volte ao normal o quanto antes.

Pesquisas geológicas apontam que ainda existam 33 toneladas de ouro em uma região de 100 hectares, na Serra Pelada. Esse foi um dos motivos que levou à Coomigasp realizar a parceria com a empresa Colossus em 2011.