bloco336 bloco336

O que é Adepag

A Adepag é a Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios Coomigasp. A instituição foi formada com o objetivo de proteger o patrimônio da cooperativa dos mineradores de Serra Pelada, tendo atenção redobrada aos investimentos estrangeiros por parcerias realizadas, oferecendo assim maior potencial e força de extração ao minério da região. Para ter seus direitos zelados pela Adepag é necessário ser um dos cooperativistas da Coomigasp.

O que é a Coomigasp: A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp é parte de iniciativas de investimento de parte dos trabalhadores da Serra Pelada. A cooperativa tem como objetivo trazer o desenvolvimento e maior retorno ao trabalho investido, bem como melhor divisão de lucro e outras vantagens comuns nas atividades econômicas em questão.

Em uma cooperativa todos os associados possuem direitos e deveres iguais, devendo desenvolver e cumprir com o determinado da melhor forma possível para as decisões e objetivos em comum sejam alcançados com qualidade.

Assim, tudo o que é alcançado e todos os lucros recorrentes do desenvolvimento das atividades, todo o patrimônio e demais direitos e vantagens da cooperativa são igualmente divididos entre seus associados.

Atualmente, os associados da Coomigasp possuem 44% da produção de exploração de ouro em Serra Pelada/PA.

Saiba mais sobre a Serra Pelada

            A Serra Pelada é uma importante serra brasileira localizada no sudeste do Pará.

Durante a década de 1980, ela alcançou seu auge ao permitir a extração de cerca de 30 toneladas de ouro na região. Ela é oficialmente o maior garimpo a céu aberto do mundo e foi responsável por uma verdadeira corrida de ouro moderna.

No ano de 2007 foi firmado um contrato entre a Coomigasp e uma empresa canadense para fins de alavancar a exploração do ouro na serra. No início do ano a referida empresa anunciou a paralisação das atividades por prazo indeterminado e posteriormente dispensou diversos trabalhadores.

Em julho de 2014 foi anunciado o retorno das atividades na região, oferecendo assim maiores oportunidades e crescimento aos associados à Coomigasp.

Devido ao peso, influência e poder da Cooperativa é que se tornou necessário a criação da entidade Adepag. Vale ressaltar que com quase 50% da produção, a Cooperativa necessita de uma entidade que seja responsável pelo controle e administração, bem como proteção de seu patrimônio para que o investimento e seu retorno não sejam perdidos no decorrer do passar dos anos.

Essa é, em suma, o objetivo da Adepag.

showadsensebloc